quarta-feira, 26 de abril de 2017

Relato 25/04/17

  No dia 25/04/2017, realizamos, com a colaboração do professor, algumas definições que irão nos auxiliar na organização do projeto do dia em questão para frente. Percebemos que a falta de planejamento prévio estava prejudicando o nosso desempenho nas aulas, sendo que, por falta de perspectiva do que fazer em seguida, utilizávamos apenas parcela do tempo das aulas, sendo que a outra grande parte ficava sendo desperdiçada.

  Discutimos acerca do plano de projeto e, então, fizemos algumas definições:
  1. Os metais que serão utilizados serão: alumínio, bronze, chumbo, cobre //conferir aqui
  2. Precisaremos das placas de tais metais, maçarico, além de uma morsa e um fio de cobre (para realizar o experimento com as placas separadas).
  3. Precisaremos de um cronograma para não perdermos tempo e facilitar o exame de erros.
  4. Será necessário uma pesquisa com referência bibliográfica, mostrando o motivo de termos ignorado o quesito temperatura no projeto dos testes.
  5. Haverá um primeiro experimento com as placas juntas, de modo a proporcionar a maior área de contato possível. O segundo será com as placas com uma menor área de contato e, por último, haverá um teste com as placas separadas, conectadas apenas com um fio (a importância deste teste faz referência ao resfriamento. Caso a perda de energia seja desprezível, é muito mais benéfico, em termos de energia, fazer a conexão com um fio condutor de eletricidade, visto que a diferença de temperatura é melhor assegurada sem a placa quente transferindo energia térmica para a placa de menor temperatura).
  6. Faremos um rascunho do plano de projeto, apresentaremos na próxima aula para o professor e, na aula seguinte, entregaremos o plano final.
  7. Será importante também uma pesquisa acerca da influência da área do fio na corrente elétrica gerada, para que seja dispensada a compra de fios de diferentes calibre (visto que já há conclusões precisas sobre o assunto).

  Caio Quaresma ficou responsável de fazer a pesquisa citada acima, além de elaborar o plano de ação.
  Felipe ficou encarregado de pesquisar acerca dos impactos da área do fio condutor na corrente elétrica gerada, e de organizar as partes do plano de projeto.
  Delton se responsabilizou de trazer os materiais relativos ao experimento para a próxima aula (placas, maçarico...) além de fazer o plano de controle e avaliação.
  Kaio Amaral ficou por conta de fazer a postagem no blog e de fazer o Escopo.